ENTREVISTADO: TIAGO BASSOS

ENTREVISTADOR: BOB BAHLIS

Tiago Basso é formado em cinema, diretor e ator. Irmão do Flávio Basso, também conhecido como Júpiter Maçã ou Jupiter Apple. Tiago está em isolamento social em um sítio próximo a Osório e relembra momentos com o irmão. No vídeo, nos mostra as paisagens do local.

 

1. Tiago, como está sendo o isolamento social aí no sítio do teu pai?

 

O isolamento social aqui está tranquilo, está interessante, a gente tem que se obrigar a fazer coisas que nunca tinha feito antes, tem que ser criativo, tem que jogar xadrez com a morte, como no filme "O Sétimo Selo".Às vezes o cara fica só entediado, não tem o que fazer mesmo. Enfim, o cara começa a prestar atenção em coisas que nunca tinha prestado antes. É uma coisa interessante, isso.

 

2. Foi nessas terras aí que o Júpiter passou um tempo?

Foi nestas terras que o Júpiter passou um tempo, sim. Sim, foi aqui que o Júpiter passou uma semana, eu acho. Eu mostrei umas músicas minhas pra ele, ele mostrou um repertório dele pra mim, cantou umas outras, e tal, a gente bateu um papo. Ele falou que estava a fim de fazer um filme, não sei o que, sobre um cara que comete um crime com uma “mina”. Ele iria dirigir o filme, estava todo “pilhado”, e, enfim, a gente pensou em fazer alguma coisa juntos, e tal. A vida inteira a gente se marcava, se reunia, eu mostrava coisas pra ele, ele falava de coisas que estava fazendo, e tal, e a gente sempre tentava botar alguma coisa em prática, mas acabava nunca “rolando” e essa vez não foi diferente. Eu estava aqui e perguntei pra ele sobre a marchinha Psicose do Dr. Soup, e ele falou, eu acho, que tinha feito com outra pessoa a música na época. Ah, lembro que, no carro, quando ele estava vindo, ele falou sobre o processo criativo. Ele disse: é, Tiago, imagens, pessoas e nomes, isso tudo é bom pra uma música, não sei o quê. Foi bacana!

 

3. Como ocupas teu tempo? Leituras? Roteiros? Músicas?

Leituras, acho que já li uns quatro ou cinco livros. Recentemente eu li "Um Estudo em Vermelho", do Sherlock Holmes, fiquei louco com o livro, penso em adaptar ele daqui a muitos anos para o cinema, penso naquela franquia lá, que já tem. Pode soar meio bobo isso, até agora, mas né, o futuro ninguém sabe... Estou lendo um monte de livros, estou ouvindo muita música, escrevendo muita coisa e música também, e escrevendo texto, história, dormindo, também, né, porque as vezes o cara não aguenta, e caminhando, enfim, caminhando muito, e desenhando, também. Ás vezes não fazendo nada mesmo. Muitas vezes não fazendo quase nada mesmo. E também exercícios físicos, estou me virando assim, ao sabor do vento: o que eu estou a fim de fazer, vou lá e faço. Ou seja, não existe tanta disciplina, assim. Às vezes o cara faz, às vezes não faz, às vezes faz pouca, às vezes faz bastante, mas algumas várias coisas eu estou fazendo.

 

4.  Como tu vês a pandemia do Coronavírus, o que te parece?

“Eu vejo esta pandemia como um primeiro vômito. Olha lá, cumpadre”. Ah, estou brincando, tentei imitar o Raul Seixas, aqui. Essa pandemia, eu vejo como uma forma de cada pessoa se reencontrar com ela mesma, como uma forma de dar um "re-start" na humanidade, de ligar e desligar de novo, pra ver se vai voltar a funcionar do jeito que deveria. O que eu percebo, que eu leio, é que a poluição atmosférica está diminuindo drasticamente, e isso que está acontecendo é muito interessante. Os animais saindo do zoológico pra ir pra cidade, como se a natureza estivesse tomando conta, fazendo o papel dela sem a nossa interferência, isso eu acho muito interessante, né. Então, esta pandemia está parecendo ser uma chance pra natureza mostrar quem ela é mesmo, viu, uma chance de a gente ver as coisas acontecendo sem a gente. Acho que é uma chance de a gente se reabilitar com a gente mesmo, com essa pandemia ai. É o que eu acho, sei lá.

ficha técnica

Texto e direção geral: Bob Bahlis.

Elenco: Angela Ponsi e Vera Amaral.

Artista convidado: José Henrique Ligabue

Finalização: Lui Felippe

Design gráfico e web design: Angela Ponsi

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

contact us

Mail: bobbahlis@gmail.com

Watsapp: 992186068